Home Data de criação : 07/03/14 Última atualização : 11/10/17 11:40 / 17 Artigos publicados

A influência das telenovelas na sociedade brasileira  escrito em quarta 04 abril 2007 22:19

Blog de redacaojornalistica :Redação Jornalística II, A influência das telenovelas na sociedade brasileira

Felipe Menezes de Brito 

    Os relógios brasileiros trabalham em função das telenovelas. A evolução delas na cultura brasileira cresce em larga escala, consumindo a atenção da sociedade. Estudiosos telenovelísticos avaliam que a dramaturgia das telenovelas já é um produto de consumo cultural e que estas não trazem nenhum benefício para o desenvolvimento cultural e social. O “retrato da vida real”, também chamado “fatos do contexto social”, é distorcido por um dispositivo mitológico e também ideológico.           

    A ensaísta e psicanalista Maria Rita Kehl, que defendeu dissertação de mestrado sobre o assunto e é, junto com o jornalista Eugênio Bucci, autora do livro Videologias, observa como as novelas reafirmam o aspecto do brasileiro cordial e incitam ao consumo, mas ao mesmo tempo, são progressistas e propositivas. A dissertação da psicanalista, em 1979, teve como auxílio a entrevista do diretor do núcleo das telenovelas da Rede Globo, Daniel Filho. Segundo ele, o objetivo da emissora é atingir o maior público possível para o sucesso e fama de sua trama. “Precisa ter conflitos e dramas em todas as faixas etárias, classes sociais, também como preferência o meio urbano e os verdadeiros problemas. Uma sociedade brasileira mais suavizada, na qual os conflitos sociais se traduzem em conflitos sentimentais”, disse.

    “As telenovelas brasileiras são vistas como mera atração e de ótima qualidade pelos espectadores, pois retratam a realidade cotidiana dos brasileiros”, afirma a pesquisa realizada por Osvaldo Trigueiro, da Universidade Federal da Paraíba. Isto não é o que pensam os pesquisadores. A novela, por ser um instrumento de manipulação, desvia a atenção de problemas vitais e reais do cotidiano brasileiro.            

    Os críticos de telenovelas declaram que os custos para produção desse “consumo cultural" são uma barbárie. Somente um capítulo varia de 15 mil a 100 mil dólares. A maior empresa televisiva do Brasil e terceira maior do mundo, Rede Globo, já vendeu suas novelas para mais de 120 países. O direito de nascer (Tupi, 1975) foi a primeira novela brasileira a obter sucesso e Escrava Isaura (Globo, 1976-1977), a mais vendida, foi transmitida em mais de 67 países.           

    A colaboração do povo assistindo às telenovelas faz o sucesso da televisão, e a televisão faz a cabeça do povo.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.166.113.249) para se identificar     


2 comentário(s)

  • p´[p[p´p[&ac

    Seg 05 Mar 2012 18:50

    ç´[[´´p[p[p´p´p´[p[p[´p[

  • HUGO

    Sáb 24 Dez 2011 03:56

    CONCORDO PLENAMENTE COM ESTE ARTIGO,
    COMO DIZ OS RACIONAIS NA GRAVAÇÃO DE SEU DVD "É MELHOR DEIXAR DE ASSISTIR NOVELA DA REDE GLOBO E MALHAÇÃO QUE ISSO AI NAO EXISTE, JA ERA, O NEGOCIO É A REALIDADE", A NOVELA EM OUTRAS PALAVRAS É O CANCER DO BRASIL.


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para redacaojornalistica

Precisa estar conectado para adicionar redacaojornalistica para os seus amigos

 
Criar um blog